Notícias

Bom demais pra ser verdade?

Benjamin Button - Antes

Benjamin Button - Depois

No Hollywood Elsewhere, finalmente descobri um pouco mais sobre o trabalho incrível (mesmo! No pé da palavra) de envelhecimento e rejuvenescimento de Brad Pitt em “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Intrigante a questão levantada pela nota de que um dos melhores trabalhos de efeitos especiais do ano possa se tornar irreconhecível. É que, no caso, os efeitos utilizados no filme são tão bem feitos que poderiam confundir moviegoers (termo legal!) e até votantes da Academia, caso concluam que a transformação sofrida pelo ator seja, majoritariamente, fruto de um excelente trabalho de maquiagem.

De fato, os efeitos são excepcionais. Vale também dar uma olhada no slide show do New York Times (fonte das imagens acima), que mostra um pouco mais de como a coisa foi feita. Espero que não haja problemas quanto ao reconhecimento do que foi feito ali em premiações em geral. Afinal de contas, como dito sabiamente no HE, o que se espera de um bom trabalho de efeitos especiais é que não se possa indentificá-lo, não é mesmo?

PS: “O Curioso Caso de Benjamin Button” faz parte da recém-divulgada lista encurtada de aptos a competir na categoria de melhores efeitos especiais no Oscar 2009.

Isabelle Huppert presidirá o júri em Cannes

Isabelle Huppert

Primeira notícia importante relacionada ao 62º Festival de Cannes. Duas vezes graciada com a palma de melhor atriz, ex-membro do júri e até mestre de cerimônia, só faltava mesmo a Isabelle Huppert (A Professora de Piano,  8 Mulheres) presidir o júri do Festival que, segundo a própria: “[Cannes] é a porta de entrada de todas a novas idéias do mundo. Ser uma espectadora privilegiada me entusiasma”. Então tá.

Não tenho idéia do que esperar das suas escolhas. Mais próximo ao Festival a atriz deve divulgar alguma linha editorial que seguirá esse ano, como fez Sean Penn no ano passado quando anunciou, na coletiva de imprensa inicial, que os prêmios do júri comtemplariam filmes políticos.

Acho bom que mais mulheres assumam essa tarefa de presidir o júri do Festival. É curioso o fato de que poucas tenham feito isso, mas até compreensível se pensarmos na quantidade de mulheres diretoras que fizeram história, por exemplo. Num documentário dirigido pela portuguesa, também atriz, Maria de Medeiros chamado Je T’aime Moi Non Plus, lembro de um depoimento que dizia que o universo de críticos de cinema era também dominado por homens. Espero que esses quadros mudem.

2 Comentários»

  Caroline Pimentel wrote @

Já tendo voltado aqui algumas vezes posso dizer que eu seu blog temos uma incompatibilidade; aliás, eu e seu blog não, eu e você: eu tô muito atrasada em termos de filme! Moito! E simplesmente eu me recuso a ler uma linha que seja acerca dos filmes que eu quero ver (e que você tem postado aqui). Então é o seguinte, eu vou ali me atualizar e depois eu volto, beijos
(É brincadeira, eu não vou não… Tô com problemas de estar sem companhia pra ver filme… Me acostumei a isso e criei essa bizarra dependência… Tô tentando me livrar).
Saudades de você, xuxu. Beijos.

  Vinícius P. wrote @

Parece que Brad passava umas cinco horas na maquiagem todo dia, portanto o mais justo seria se o filme ganhasse ambos os Oscars: maquiagem e efeitos visuais.


Deixe um comentário